Familiares confirmam troca de corpos durante exumação e cobram punição aos responsáveis

Decisão aconteceu após a constatação de um erro na entrega do corpo, que resultou no sepultamento no lugar errado
Na tarde desta sexta-feira (23), foi realizada a exumação do corpo corpo de José Pereira da Silva, que havia sido sepultado indevidamente no Cemitério São José, no bairro Cruz das Armas, em João Pessoa.

“Agora ele vai ter um enterro digno. Eu tô indo agora pra Bayeux preparar o corpo mais uma vez e, finalmente, velar o meu pai e amanhã sepultar o meu pai em Sapé. Meu pai não foi enterrado com nada de flores, só jogaram meu pai ali. Eu não vou deixar assim, eles vão ter que responder, vou olhar cada responsável do meu sofrimento, do abandono com meu pai. Nada acabou.”

Exumação

A decisão, autorizada pela juíza Andréa Gonçalves Lopes Lins, da 5ª Vara da Fazenda Pública de João Pessoa, aconteceu após a constatação de um erro na entrega do corpo, que resultou no sepultamento no lugar errado. Segundo a Justiça, a exumação é necessária para permitir o sepultamento de Valdeci Batista de Albuquerque, que também faleceu na mesma data e no mesmo hospital.

A Direção do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires e a Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde) divulgaram uma nota oficial para esclarecer a situação. Segundo o hospital, após a confirmação, foram adotados todos os procedimentos legais, incluindo a identificação do corpo e o reconhecimento pelos familiares ainda dentro da unidade.

Logo depois, o corpo foi encaminhado à funerária indicada pela família. Já no local do velório, os familiares perceberam um possível erro, levantando a suspeita de troca de corpos.

A unidade hospitalar afirmou que realizou todas as verificações internas e garantiu que o corpo reconhecido pela família foi corretamente identificado e liberado, sem irregularidades nos procedimentos sob responsabilidade do hospital ou da PB Saúde.

A PB Saúde determinou a abertura de uma sindicância administrativa para apurar detalhadamente os fatos, esclarecer a ocorrência e investigar a responsabilidade.

Related posts

Leave a Comment